“o basquetebol é difícil…porque é fácil”

17-05-2013 12:46

 

     Luíz de Santarino Fernandes

 

CAD ASS COIMBRA BASQUETE    DIA 17 DE Maio de 2013

 

O basquetebol vive dias difíceis. Incertezas, muitas. Dificuldades, imensas. Resta aos clubes, organização, disciplina e capacidade de trabalho.

A Federação Portuguesa da modalidade deverá mudar “rapidamente e em força” os métodos de trabalho.

A Associação de Basquetebol de Coimbra deverá desenvolver mecanismos para a sua autonomia, sempre em consonância com os clubes.

Não faz sentido continuar a investir em “centros de alto rendimento”, enquanto o basquetebol não se assumir com uma dimensão nacional.

Este é o problema mais grave com que nos debatemos. Uma modalidade que, a mais de 95% se pratica no litoral do País, embora a maior parte da população aí resida, está condenada ao fracasso.

Atacada por todos os lados por outras modalidades emergentes, é necessário dar-lhe um novo impulso. Temos vivido “entre 4 paredes”, sem notoriedade externa, nem vontade de explicar ao comum do cidadão o que somos, e como somos.

Sei que dará muito trabalho, serão necessários, talvez, novos protagonistas, uma nova filosofia de intervenção, afastar os fantasmas que assolam alguns é uma determinante do sucesso, mas nada pior para um qualquer desenvolvimento, que se diga; “sabe, é muito difícil”!

Eu direi que, “ o basquetebol é difícil…porque é fácil”!

Todos nós complicamos!

O último clinic desenvolveu-se no Algarve sob o lema, “temos de voltar aos fundamentos”! Eu não sabia que se podia entrar na universidade sem saber que dois e dois são quatro…ou dois mais dois!

O CAD tem uma nova responsabilidade que deverá ser partilhada. Após a subida de divisão da sua equipa sénior feminina, não pode regressar ao passado.

A ser assim, os apoios oficiais vão ter de aparecer. Só pelo facto de ter subido de divisão? Claro que não; sobretudo, porque ficou sem pavilhão para desenvolver a sua actividade. A uma alteração profunda dos hábitos, reagiram de forma eficiente, primeiro, e eficaz, depois, alcançando resultados pouco expectáveis.

Por todo um percurso de êxitos passados, mas sobretudo pelo aprofundamento do trabalho dos seus dirigentes ora iniciado, deverão os e as atletas, ser premiados com um local, diga-se pavilhão, onde possam desenvolver a prática desportiva.

Esperamos, os amantes da modalidade, que, a pré época já se faça em casa própria.

—————

Voltar