Já começou o 21º Jamboree

02-04-2012 22:27

IMG_0940

Começou ontem em Macedo de Cavaleiros o 21º Jamboree. São 72 crianças, com idades entre os 10 e os 12 anos, oriundas de todo o pais, que participam neste encontro que alia a prática do mini basquete ao convívio e à cultura.

Até ao próximo dia 7, as crianças estarão integradas em 6 equipas diferentes com colegas até aqui desconhecidos. Além de praticarem basquetebol, conhecerão alguns dos pontos de maior interesse cultural e turístico do concelho, gerando o convívio entre todos e a comunidade local.

Na cerimónia de abertura, que decorreu no Pavilhão Municipal, os representantes das diversas entidades envolvidas na organização, deram as boas vindas aos participantes e às suas famílias, que fizeram questão de marcar presença neste dia inicial.

Beraldino Pinto, Presidente da Câmara Municipal, mostrou-se agradado pelo concelho “acolher esta iniciativa que, embora tendo como elemento central a prática desportiva, alia também a realização de atividades ligadas à cultura e história de Macedo de Cavaleiros.” Dirigindo-se às crianças e seus pais, justificou a escolha dos nomes das equipas (Azibo, Caretos de Podence, Terras de Cavaleiros, Pauliteiros de Salselas, Instituto Piaget e Umbigo do Mundo), e lançou o convite para todos conhecerem o concelho.

O desafio será aceite por Isabel Marcelino e seu marido. Vindos de Coimbra, trouxeram o filho João Pedro de 12 anos, para participar no Jamboree, respondendo ao convite da sua treinadora de basquetebol no “CAD”. Enaltecem a “excelente oportunidade para o João Pedro continuar aprender a praticar a modalidade e também de conviver e fazer novos amigos” e prometem vir para conhecer o concelho. “Não podemos ficar esta semana devido as questões profissionais, mas viremos ainda na quinta-feira para conhecer um pouco da região, pois também estas iniciativas servem para os pais ficarem mais ricos culturalmente.”

O 21º Jamboree termina com a realização da Gala de Encerramento no Centro Cultural, às 20H, momento em que as crianças apresentarão atuações de diversos tipos, de acordo com o trabalho desenvolvido ao longo da semana.

Este encontro é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Instituto Piaget, Agrupamento Vertical de Escolas, Federação Portuguesa de Basquetebol, Comité Nacional de Minibasquete e Associação de Basquetebol de Bragança.

Viva o Minibasquete

 

—————

Voltar