Entrevista do Atleta Sénior JOÂO MOREIRA ao site www.basketpt.net

16-09-2014 00:51
 

JOÃO MOREIRA – O BASQUETEBOL MERECE MUITO MAIS !

  58
 

NOME COMPLETO

João Pedro Mendes Salgado Moreira

DATA DE NASCIMENTO

22-06-1992

CLUBE ACTUAL

CAD Ass Coimbra Basquete

O QUE É NECESSÁRIO MUDAR NO BASQUETEBOL EM PORTUGAL

O mais importante é mudar a mentalidade daqueles que gerem o desporto a nível local. É necessário que esta modalidade tenha mais investimento como, por exemplo, em infraestruturas para a prática. O basquetebol merece muito mais ! O basquetebol merece mais apoios para que, num futuro próximo, haja a possibilidade de mostrar que Portugal também tem bons jogadores.

QUANTOS ANOS DE PRÁTICA COMO JOGADOR

Aproximadamente, 10 anos

QUAL A PRIMEIRA EQUIPA SÉNIOR ONDE JOGOU

CAD Ass Coimbra Basquete

QUE RECORDAÇÕES GUARDA DESSA ÉPOCA

Aprendi que se acreditarmos no nosso trabalho conseguimos alcançar os nossos objectivos.
O salto de sub-20 para seniores é enorme, jogamos contra jogadores muito mais experientes, mas é assim que conseguimos melhorar. Foi uma época muito difícil, porém produtiva.

QUAL A SENSAÇÃO QUE TEVE AO EFECTUAR O PRIMEIRO JOGO COMO JOGADOR ?

Lembro-me muito bem do primeiro jogo, foi contra uma equipa que era nossa “rival”. Acho que foi um misto de emoções. Estava orgulhoso por estar lá mas como tinha apenas 2/3 semanas de treinos foi um pouco assustador.

E DO ULTIMO JOGO QUE EFECTOU. DE QUE SE RECORDA ?

Foi contra o Horários do Funchal. Apesar de termos ganho, do jogo ter sido equilibrado e de ambas as equipas terem lutado para ganhar, havia mais uma equipa em campo que, como em todos os jogos desta época, ficou um pouco abaixo do esperado. Os árbitros em Portugal deveriam ser mais e melhor treinados. Mas desse jogo o que me recordo bastante bem é da união na minha equipa, que nos levou à vitória.

QUAIS OS SEUS OBJECTIVOS A CURTO PRAZO E NO FUTURO NA MODALIDADE

Continuar a lutar para dar triunfos ao meu clube.
Quero também tirar um curso de treinador para continuar ligado à modalidade e poder ensinar futuros jogadores.

É MOTIVADOR NESTE MOMENTO SER JOGADOR DE BASQUETEBOL EM PORTUGAL ?

Em Portugal será sempre difícil sentir motivação para praticar basquetebol a não ser que seja uma motivação interna, por amor à camisola que vestimos. Se esperarmos receber algum tipo de motivação de um agente exterior, bem podemos esperar…

QUE FUTURO PARA O BASQUETEBOL EM PORTUGAL ?

Se as coisas se mantiverem assim o número de pranticantes vai continuar a descer. Falta de espaços, de apoios, de visibilidade, de incentivos, entre outros vão fazer com que esta modalidade desapareça, a não ser que os pequenos clubes continuem a fazer todos os esforços que têem vindo, constantemente, a desenvolver para continuar a ter atletas a competir.

COMO SURGIU O BASQUETEBOL NA SUA VIDA?

Eu comecei, em relação aos desportos colectivos, no futebol. Na altura, o meu professor de Educação Física, que era treinador de basquetebol na AAC, e outro professor, também ligado à modalidade, estavam sempre a dizer-me para largar o futebol e ir treinar basquetebol.

A meio da época de futebol decidi deixar de jogar e experimentar o basquetebol. Numa segunda feira fui fazer o meu primeiro treino, no Clube Portugal Telecom Coimbra. No início foi muito complicado adaptar-me à nova modalidade, com pessoas que já tinham anos de prática. Cheguei a pensar desistir mas com a ajuda do meu treinador e de toda a equipa, que me apoiaram e ensinaram, continuei a jogar até hoje.

DE QUE SE ORGULHA MAIS NA SUA CARREIRA ?

Eu orgulho-me sempre que visto a camisola do meu clube.

QUAL A SUA ÉPOCA DE OURO E AO SERVIÇO DE QUE CLUBE ?

2007 / 2008 na Portugal Telecom

O MOMENTO MAIS EMOTIVO NA SUA CARREIRA

Quando fui escolhido como melhor jogador da minha equipa.

E O MAIS TRISTE

Perder a Taça Nacional para o Ginásio Clube Figueirense em 2010 (sub-18).

QUAL O SEU CLUBE PREFERIDO

CAD Ass Coimbra Basquete

TREINADOR PREFERIDO

Hugo Loureiro

PARTILHA CONNOSCO UMA HISTÓRIA DA SUA VIDA LIGADA AO BASQUETEBOL QUE GUARDA PARA SEMPRE NA MEMÓRIA

Quando os atletas de mini-basquete foram ter connosco a pedir autógrafos, após termos ganho a taça distrital.

UMA (ou mais ) SITUAÇÃO CARICATA QUE SE TENHA PASSADO EM CAMPO

Estar a jogar contra 6 pessoas.
Estar a jogar contra um atleta que tinha 5 faltas e um elemento da minha equipa ter sido expulso por fazer uma falta sobre esse jogador.

O JOGO QUE NUNCA VAI ESQUECER
O primeiro jogo que perdi.

A NÍVEL PESSOAL O QUE FAZ ALÉM DO BASQUETEBOL

Sou estudante de Desporto e Lazer.

UM SONHO
Atingir todas as minhas metas.

VIAGEM DE SONHO

Brasil

UM PENSAMENTO

Ser melhor que ontem e pior que amanhã.

UM ÍDOLO

Os meus pais.

ACHA QUE ESTAS INICIATIVAS DE OBTER ENTREVISTAS JUNTO DOS AGENTES DA MODALIDADE SÃO UM CONTRIBUTO DECISIVO E POSITIVO PARA AUMENTAR A “VISIBILIDADE” DA MODALIDADE NO NOSSO PAÍS ?

É sim. Este tipo de iniciativas levam os amigos a ir ler a entrevista, mais pessoas a ler sobre basquete são mais pessoas ligadas à modalidade.

QUER FAZER ALGUM COMENTÁRIO

Queria agradecer a oportunidade.

QUER DEIXAR ALGUMA MENSAGEM ESPECIAL A ALGUÉM EM PARTICULAR

Antes de mais, gostaria de agradecer a duas pessoas: Vitor Moreira e Irene Salgado, os meus pais. Foram e continuam a ser eles quem mais acredita e quem sempre me ajuda, incondicionalmente.

Quero agradecer também a todos aqueles que me ajudaram nestes 10 anos de basquete. Não só às pessoas que me ajudaram a evoluir como jogador, mas também como pessoa. O basquetebol não forma apenas atletas mas, mais importante que isso, forma indivíduos!

Entrevistador

Fernando Borges

09/2014

 

—————

Voltar