Festa das Latas aposta

24-09-2010 12:08

 

Escrito por Bruno Vicente

A Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) organizou este ano «um programa mais alargado» referente às actividades culturais e desportivas da “Latada”, uma forma de os estudantes da Universidade de Coimbra mostrarem à sociedade que nem só de concertos e de álcool vive a festa que dá as boas-vindas aos caloiros.
«Geralmente a Festa das Latas tem o ponto alto nas noites da Praça da Canção, mas achamos que estas actividades culturais e desportivas, que são cerca de 40, também têm um grande interesse», afirmou ontem Miguel Portugal, presidente da DG/AAC.
Uma das principais novidades deste ano é a uniformização dos prémios a atribuir aos primeiros classificados dos concursos culturais e desportivos. O vencedor de cada actividade garante um bilhete geral para a Festa das Latas, que acontece de 21 a 27 de Outubro. O segundo lugar traduz-se em dois bilhetes pontuais por participante (um dia de concertos). O último classificado do pódio obtém um bilhete pontual.
Esta decisão tem o objectivo de dar oportunidade a estudantes carenciados de poderem participar nos festejos da Praça da Canção. Recorde-se que todos os anos, centenas de alunos da Universidade de Coimbra têm dificuldade em adquirir os bilhetes devido a dificuldades económicas.
As actividades culturais foram apresentadas por Diana Taveira, coordenadora geral do pelouro da Cultura da DG/AAC. Nesta área estão agendados nove concursos: dj´s, bandas, “Faz a tua lata”, design gráfico, curtas-metragens, “Artes e Ambiente”, literário, desenho e fotografia. O regulamento, com os prazos das candidaturas, pode ser adquirido contactando a DG/AAC.
Os estudantes podem também participar em cinco actividades: Caça ao Tesouro Conímbriga e Quiz do Centenário da República (12 de Outubro), Peddy-Paper Nocturno e Olimpíadas do Conhecimento (13 de Outubro) e Peddy-Tasquinhas (14 de Outubro).
O coordenador geral do pelouro de Desporto da DG/AAC, João Almeida, apresentou um leque de actividades constituído maioritariamente por torneios, «em que toda a gente pode participar». As duas novidades em relação aos últimos anos são um torneio de blackminton (agendado para 14 de Outubro) e o “Campeonato Universitário de Coimbra” que, de 11 a 14 de Outubro, vai colocar os núcleos de estudantes a competir entre si em competições de futebol, ténis, basquetebol e voleibol.
Torneios de matraquilhos e do videojogo PES, uma corrida de gaivotas e jogos tradicionais são exemplos de outras iniciativas.

—————

Voltar